(Foto: Motorsport Images) |
Na foto, Giuseppe Farina durante o GP da Alemanha de 1953 que ele acabaria por vencer. Foi a sétima etapa daquele mundial. Foi uma tarde de aulas por parte dele e de Alberto Ascari, onde os dois italianos eclispsaram seus oponentes com atuações de gala.
Dos 35 inscritos para aquele GP alemão treze eram de equipes locais: Veritas teve sete carros inscritos e todos de forma particular: Wolfgang Seidel, Willi Heeks, Theo Helfrich, Oswald Karch, Ernst Loof, Hans Hermann e Erwin Bauer eram os pilotos que representavam os Veritas; AFM teve três modelos 6 com motor BMW inscritos pelo antigo piloto da Auto Union Hans Stuck, Theo Fitzau e Günther Bechem; Edgard Barth inscreveu um EMW, Rudolf Krause um Greifzu e Ernest Klodwig um Hek. Todos estes três carros usavam motores BMW.
A Ferrari levou sua equipe oficial com Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Luigi Villoresi e Mike Hawthorn. Outras três Ferrari foram inscritas particularmente: uma Ferrari 500 pela Ecurie Francorchamps, pilotada por Jacques Swaters, e outra 500 inscrita por Louis Rosier a partir de sua equipe Ecurie Rosier e a terceira Ferrari era uma 166C que vinha da equipe suíça Ecurie Espadon e que foi conduzido por Kurt Adolf.
A Maserati estava desfalcada nesta prova: Jose Froilan Gonzalez se machucara durante uma prova em Portugal e desfalcaria a equipe italiana nesta corrida. Dessa forma a Maserati alinhou apenas três carros oficiais para Juan Manuel Fangio, Onofre Marimon e Felice Bonetto. O quarto Maserati vinha de Emmanuel de Graffenried, sempre de forma particular.
A Gordini não estrearia nessa prova o seu motor V8 e sendo assim, não traria novidades: alinhou três T16 para Jean Behra, Maurice Trintignant e Harry Schell. Connaught teve quatro carros nessa prova, sendo três oficiais para Principe Bira, Roy Salvadori e Kenneth McAlpine. O quarto Connaught vinha da equipe belga Ecurie Belge com Johnny Claes ao volante.
A Cooper retornou com sua equipe oficial,
mas alinhando apenas um Special com motor Alta para Stirling Moss após este ter
ficado de fora do GP da Grã Bretanha. Outros três Cooper T23 com motor Bristol
foram inscritos por equipes particulares: dois por conta da Equipe Anglaise e
pilotados por Alan Brown e Helm Glockler e o outro de for particular por Rodney
Nuckey.
Ascari é o pole. E com sobras
Assim como acontecera em Silverstone, as primeiras
atividades foram com chuva e isso inibiu a entrada de boa parte dos pilotos
para tentarem acertar os carros. Foi tão atípico que Mike Hawthorn, ao invés de
levar seu Ferrari 500 para pista, acabou levando um carro Sport da Ferrari para
fazer testes. Outros tempos...
No sábado quando o tempo teve uma pequena melhora,
foi o momento certeiro para que Alberto Ascari botasse o seu passo de gigante
sobre os demais e cravasse a pole com a marca de 9’59’’8, cerca de 3’9 segundos
mais veloz que Fangio que terminara em segundo. Farina ficou com a terceira
posição, com 0’’4 décimos de atraso para o piloto argentino. Mike Hawthorn era
o quarto, treze segundos mais lento que
o tempo feito por Ascari. A surpresa ficava por conta de Maurice Trintignant
que colocara seu Gordini na quinta colocação, conseguindo furar a bolha dos
carros italianos. Villoresi, Bonetto, Marimon, Behra e Schell completaram os
dez primeiros do grid.
Aula de Ascari. Vitória de Farina
Esse GP alemão foi praticamente uma continuidade do que foi visto em Silverstone semanas atrás, mas com um adendo importante que foi a atuação de Ascari ao volante da Ferrari ainda mais impressionante do que fora na corrida britânica.
Fangio fez boa largada, mas seria superado logo em seguida por Ascari que imediatamente abriu larga vantagem, chegando a impressionantes dez segundos ao final da primeira volta. Foi o inicio de uma aula vertiginosa de virtuosismo e velocidade nas inúmeras curvas do Nordschleife pelas voltas seguintes, onde o italiano começou a fazer voltas velozes a cada passagem quebrando o recorde da pista e chegando a 37 segundo de vantagem sobre Fangio na quinta volta, num momento em que o argentino reeditava o famoso duelo de Reims com Mike Hawthorn (onde ambos disputaram a vitória palmo a palmo, chegando a percorrer as longas retas do traçado rodoviário de Reims lado a lado).
Mas a coisas passaram a dar errado para Ascari assim que ele iniciou a sexta volta, quando um cubo de roda quebrou e o fez perder a roda dianteira direita. Alberto conseguiu levar o Ferrari aos boxes enquanto via seus rivais o ultrapassarem e as coisas se tornaram ainda mais difíceis quando os mecânicos ferraristas não estavam prontos para a tal parada, fazendo-o perder ainda mais tempo no box enquanto estes tentavam achar o cubo de roda – que acabou sendo pego emprestado de um dos Ferrari particular. Ascari voltou em nono, para rapidamente subir o pelotão até a quinta posição, onde percebeu que estava muito longe do quarto colocado que era Luigi Villoresi.
O então campeão do mundo solicitou trocar de carro com Villoresi
que, apesar de não concordar com aquilo, acabou acatando a decisão e cedendo o
carro #4 para Ascari e assumindo o #1 do campeão. Dessa forma, Alberto subia
para quarto, tentando ainda alcançar uma vitória improvável, enquanto que
Villoresi caia para 13º e
daí começava a segunda parte da grande atuação de Alberto, onde o italiano continuou
sua sucessão de voltas velozes para tentar resultar numa recuperação épica que
o levaria a uma possível vitória. Infelizmente, ainda quando rodava em quarto e
estava se aproximando de Hawthorn, o azar voltou a atacar quando o motor a
Ferrari passou a fumaçar até que o forçou abandonar na volta 17. Uma aula de pilotagem
que resultou em apenas um ponto pela melhor volta (9’56’’000) para o italiano e
também o reconhecimento – mais uma vez – de sua destreza e velocidade pura ao
volante de um carro de corrida..
Se Ascari teve seus azares, Giuseppe Farina voltou aos seus grandes dias ao efetuar uma bela prova em Nurburgring. Apesar de ter um inicio tímido, onde se viu atrás de Fangio e Hawthorn – que já estavam anos luz de Ascari –, Farina pareceu ter sido inspirado pela velocidade de Alberto assim que este teve seu problema na roda na volta seis. Giuseppe descontou em uma só volta 10 segundos que o separava de Hawthorn e consequentemente Fangio e foi uma questão de tempo para que ele chegasse a liderança – que aconteceu na volta sete. Dali em diante Farina continuou com seu ritmo forte, chegando se aproximar do recorde de volta de Ascari e aumentando a diferença dele para Fangio, que terminou em mais de um minuto de vantagem na sua melhor corrida naquele ano. Fangio fechou em segundo com problemas de escapamento, mas a folga que ele tinha sobre Hawthorn que vinha em terceiro ajudou a manter a posição.
Foi a derradeira vitória do primeiro campeão mundial.
Hoje completa exatos 55 anos da morte de Giuseppe Farina, quando ele se encaminhava para assistir o GP da França de 1966.