domingo, 15 de junho de 2025
93ª 24 Horas de Le Mans - 21ª e 22ª Horas
![]() |
O choro de um dos integrantes da IDEC Sport após o abandono do #28 |
O Toyota #8 retornou à prova, ainda que esteja na última posição da classe Hypercar. Agora a ideia é tentar, ao menos, deixar a última posição para um dos Peugeot. O #7 segue em sexto.
A Ferrari teve pequenos dramas relatados nos últimos momentos, como os problemas de saída de dianteira do #50 e e recentemente - e talvez mais preocupante - os problemas de câmbio do líder #83 com Robert Kubica relatando que "se continuar assim, será impossível vencer". As próximas horas serão bem tensas para a Ferrari.
A Porsche ainda tem no #6 a sua esperança, ainda que Matt Campbell, que está no comando do carro neste momento, tenha errado no final da Mulsanne após ter ultrapassado o Ferrari #51 - e quase acertado a Mclaren GT3 no exato momento da escapada. No final da 22ª hora, ele assumiria a terceira posição.
💔Another blow for @IDECSportRacing — this time it’s the #28 with Van Uitert at the wheel, losing the right rear wheel. Any hope of a podium in LMP2 category is now gone. #LeMans24 #WEC #ELMS pic.twitter.com/k9LQxJc97V
— 24 Hours of Le Mans (@24hoursoflemans) June 15, 2025
Na LMP2 as primeiras posições continuam sem alterações, com o #43 da Inter Europol liderando seguido pelo #48 pela VDS Panis Racing e #199 da AO By TF em terceiro. Azar na abertura da 21ª hora para o #28 da IDEC Sport que teve uma perda de uma das rodas na descida das curvas Dunlop.
Na LMGT3 a liderança continua nas mãos da Porsche #92 da Manthey. Em segundo aparece o Aston Martin #27 e em terceiro o Ferrari #21 da Vista AF Corse.
93ª 24 Horas de Le Mans - Horas 16, 17, 18, 19 e 20
![]() |
O Ferrari #83 líder da Hypercar e geral (Foto: WEC/ DPPI) |
A Ferrari continua sua caminhada quase que inabalável em busca da sua terceira conquista consecutiva em Le Mans após o seu triunfal retorno em 2023. Mas desta vez, a chance de que seja o 499P #83 da AF Corse, que esteve em grande forma no ano de 2024 e que teve um problema terminal que obrigou o seu abandono, é das maiores. Principalmente após o Ferrai #51 da equipe oficial, quando Pier Guidi estava no comando, acabou rodando na entrada de box e indo para a brita - apesar de ter conseguindo retornar, perdeu a liderança e caiu para terceiro. Mas as coisas estão bem encaminhadas para que a Ferrari, no geral, feche essa edição com seus três carros no pódio - aí, só resta saber quem vencerá a prova.
A Porsche ainda respira com o 963 #6 da Porsche Penske que teve Kevin Estre fazendo mais um de seus turnos diabólicos, mas com a distância para os Ferrari só resta a eles torcerem por algum Safety Car para que possam sonhar em ameaçar o poder de fogo dos carros italianos.
Toyota Gazoo Racing went off the track at Dunlop Curve with the #8. The car is forced to go back to the pits due to a puncture caused by the incident.#LeMans24 pic.twitter.com/xQRrt2WGRX
— 24 Hours of Le Mans (@24hoursoflemans) June 15, 2025
A Toyota, assim como a Porsche, chegou a dar um desafio à Ferrari, inclusive conseguindo liderar em raros momentos onde os italianos estavam em suas paradas de box. O #8 ainda era uma esperança, mas a perda da roda dianteira esquerda logo após a sua parada de box, colocou um ponto final a esta possibilidade. O #8 foi recolhido para os boxes onde está sendo reparado, provavelmente para colocá-lo de volta para receber a bandeirada. Já o #7 continua na prova e está em sexto nesse momento.
Para a Cadillac, que já havia perdido o #101 da Wayne Taylor no meio da madrugada, perdeu já na manhã o Cadillac #311 da Whelen que havia feito um bom papel nas primeiras horas de prova.
A batalha na LMP2 continuou pela madrugada com o #43 da Inter Europol, o #48 da VDS Panis Racing e o #199 da AO By TF se revezando na liderança dessa categoria e em alguns momentos, até a intromissão do #9 da Iron Lynx-Proton que esteve em terceiro por um tempo.
Na LMGT3 tivemos o abandono do BMW #31, carro qual Augusto Farfus era parte da tripulação, que acabou atropelando um coelho e com isso teve sérios danos no radiador. O Lexus #78 que era um dos grandes favoritos nessa classe, teve problemas e abandonou deixando assim o gêmeo #87 na luta para tentar a conquista na categoria - ainda que seja bem complicado por estar mais de dois minutos de atraso para o líder que é o Porsche #92 que foi subindo aos poucos para chegar à liderança. A segunda posição é pertencente ao Ferrari #21 da Vista AF Corse que entrou na disputa e em terceiro o Corvette #81 da TF Sport.
93ª 24 Horas de Le Mans - 15ª Hora
![]() |
Ferrari #57 da Kessel Racing que ocupa a 14ª posição na LMGT3 (Foto: Ferrari Races/ Twitter) |
- Parada de box para o Porsche #85 da Iron Dames.
- Porsche #99 da Proton e Cadillac #311 se enroscando no final da Mulsanne
- Porsche #4 em sua parada de box
- Porsche #99 da Proton parou e retornou no final da Mulsanne
- Batalha entre o Porsche #8 e o Ferrari #50 pela terceira posição. E ambos vão para os boxes
- Ferrari #83 em sua parada de box
- Toyota #8 volta em quinto em o Ferrari #50 em sexto
- O #48 da VDS Panis Racing continua na liderança da LMP2, seguido pelo #43 da Inter Europol e o #9 da Iron Lynx-Proton
- Na LMGT3 a liderança é do Ferrari #21, seguido pelo Porsche #92 da Manthey e pelo Corvette #81.
- Rahel Frey acaba encalhada na brita da segunda chicane na Hunadiéres após toque do Lexus #87. Sobrou até para o Alpine que vinha em seguida.
- Full Course Yellow
- Fim do FCY
- Porsche #92 assume a liderança na LMGT3 após superar a Ferrari #21
- Batalha entre o Ferrari #83 e o Ferrari #51 pela liderança
- Ferrari #51 é o novo líder na Hypercar
- Porsche #6 em parada de box
- Mais uma batalha entre Toyota #8 e Ferrari #50 pela terceira posição
- Porsche #85 parado após a curva Mulsanne
93ª 24 Horas de Le Mans - 14ª Hora
![]() |
Uma das paradas de box do Porsche #6 (Foto: Porsche Motorsport/ Twitter) |
- Batalha entre o Toyota #7 e o Cadillac #38 pela 11ª posição
- Toyota #8, Ferrari #51, BMW #15 e Cadillac #12 em trabalho de box
- Hirakawa quase escapou após a chicane Dunlop, o que permitiu a ultrapassagem do Cadillac #12. Ele voltou em sétimo
- Ferrari #83 em sua parada de box; Ferrari #50 também em sua parada
- Porsche #6 também faz seu pit stop, assim como o #5
- Ferrari #50 assume o terceiro lugar sobre o Porsche #6. O Porsche ainda conseguiu a retomada, mas com a cortada na segunda chicane, teve que devolver.
- Dessa forma, a Ferrari retoma a formação com seus três 499P nas três primeiras posições na geral: #83, #51 e #50
- Porsche Penske #4 em sua parada de box
- A liderança da LMP2 é do #199 da AO By TF que tem 3s de vantagem sobre o #28 da IDEC Sport
- O Corvette #81 é o líder na LMGT3 seguido pelo Porsche #92 e pelo Ferrari #21
- #18 da IDEC Sport perdeu o pneu logo após o seu pit stop. Carro parado na Mulsanne. Slow Zone no local
- Ferrari #51 em sua parada de box, retornou em terceiro
sábado, 14 de junho de 2025
93ª 24 Horas de Le Mans - 13ª Hora
![]() |
O Ferrari #54 da Vista AF Corse que está na 19ª posição na LMGT3 (Foto: Ferrari Races) |
- Batalha intensa entre o Lexus #78, Ferrari #21 e Corvette #81, onde o Corvette foi desalojado da segunda posição
- Disputa entre BMW #15, Ferrari #51, Ferrari #50 e Cadillac #12 pela 4ª, 5ª e 6ª posições.
- Toyota #7 em sua parada de box, voltando em 11º
- Baita disputa entre BMW #15, Ferrari #51, Ferrari #50
- Toyota #8 em sua parada de box, assim como o a BMW #15 e Ferrari #51
- Com as paradas de box, o Toyota #8 assume a liderança com 2s de vantagem sobre o Ferrari #83
- O #48 da VDS Panis Racing em duelo contra o #199 da AO By TF pela liderança na LMP2
- Ferrari #83, com Yfei Ye, na cola do Toyota #8, pilotado por Ryo Hirakawa, na disputa pela primeira posição na Hypercar
- Porsche #4 fez a sua parada e voltou em 12º
- Perseguição implacável do Ferrari #83 sobre o Toyota #8
- A investigação sobre a possível irregularidade do Toyota #8 não deu em nada
- Ferrari #83 tomou a liderança na freada da segunda chicane. A disputa continua
- #199 da AO By TF fez a sua parada e retornou em quarto
93ª 24 Horas de Le Mans - 12ª Hora
![]() |
Porsche #6, o lider da geral e Hypercar (Foto: Porsche Motor Racing/ Twitter) |
- Fim de prova para o BMW #46 devido problemas na caixa de direção.
- Toyota #8 em sua parada de box neste momento, voltando em sexto
- Ótima batalha entre a Sarah Bovy, no Porsche #85, contra o Ferrari #150 de Lilou Wadoux pela 10ª posição. Nesse duelo, Bovy acabou saindo direto pela segunda chicane da Mulsanne
- Acidente na Tertre Rouge com #24 da Nielsen Racing. Safety Car em toda pista
- Paradas de box neste momento. O Ferrari #83 está em sua parada, aproveitando para trocar a dianteira do carro
- Os Ferrari #50 e #51 em suas paradas de box, aproveitando o momento de SC
#24 @RacingNielsen car went off into the tyre barrier at Tertre Rouge (driver ok☑️) — first safety car of the race is out! 🚨 #LeMans24 #WEC pic.twitter.com/oJ5xb8Ky0r
— 24 Hours of Le Mans (@24hoursoflemans) June 15, 2025
- Sobre o acidente do #24 da Nielsen Racing, o piloto Cem Bolukbasi está ok. Acima o vídeo, após o acidente com o conversando com os fiscais
- As barreiras na Tertre Rouge estão sendo reparadas, o que significa que vai demorar a saída do SC
- Parada de box do Lexus #78, incluindo troca de disco e pastilhas de freio. Voltou em sexto
- Com os carros realinhados, temos uma nova corrida em Le Mans. Foi uma boa esse SC para carros como o Porsche #4 que estava bem fora da disputa.
- Neste momento a liderança na Hypercar é do Porsche #6, com o Toyota #8 em segundo e o Ferrari #83 em terceiro. Na LMP2 liderança pertence ao #48 da VDS Panis Racing, seguido pelo #9 da Iron Lynx e pelo #43 da Inter Europol. Na LMGT3 Porsche #92 é o líder, seguido pelo Corvette #81 e pelo Lexus #78.
- O BMW #31 foi recolhido para os boxes
- Cadillac #101 parado na Hunaudiéres/ Mulsanne, mas já foi recolhido para agulha
-
- Toyota #7 roda e retorna na chicane Dunlop. Lopez vinha na casa dos 32 segundos atrás do Ferrari #50 de Nicholas Nielsen, mas viu a difere...
-
- Cadillac #2 em trabalho de box; voltou em nono com Aitken no comando - A linha de frente da LMP2 (#37, #22 e #183) realizando suas paradas...