sábado, 3 de outubro de 2009

No treino mais longo da história, 5 acidentes e pole para Vettel


Foi um treino movimentado. Nunca se tinha visto tantos acidentes numa sessão de classificação que acabou durando 1hora e meia, o mais longo da história. Dos 5 acidentes três foram no mesmo ponto, na curva que antecede a ponte onde Buemi escapou e bateu de leve e prosseguiu. Alguersuari e Kovalainen não tiveram melhor sorte e bateram forte sem consequências para os pilotos e sem muitos danos nos carros. Já Glock, teve o pior acidente do dia: seu carro escapou, de frente, na última curva do circuito e bateu forte. O piloto, que chegou a retirar o volante rápidamente, teve que ser retirado pelos médicos. Sofrera um corte na perna esquerda, segundo informações extra-oficiais, e tem dores nas costas. A Toyota ainda vai decidir, na manhã de domingo, se ele vai ou não participar. Caso isso aconteça Kamui Kobayashi, campeão da GP2 asiática e que treinou na sexta-feira em Suzuka, vai substituir Timo.
O treino acabou virando uma loteria. Os acidentes, principalmente de Alguersuari e Glock que foram na Q2, diminuiram o tempo de treino dos pilotos, tanto que a maioria nem tinha feito uma volta se quer. Dai sobrou apenas algumas tentativas nos últimos 6 minutos do segundo período.
Na Q3 foi a vez de Kovalainen escapar e bater. Nova bandeira vermelha. Alguns pilotos, como Barrichello e Button, tiveram apenas 6:30 minutos para marcar seus tempos. Conseguiram, mas acabaram sendo punidos mais tarde por que tinham feito suas voltas rápidas no Q2 durante um período de bandeira amarela ocasionado por uma escapa seguida de batida por Buemi, que acabou deixando a sua asa dianteira no meio da pista. Além da dupla da Brawn foram punidos também Alonso, Sutil e Buemi com a perda de 5 posições cada. Este último por ter feito toda a bagunça no treino. Kovalainen, que largaria em 10º, trocou de câmbio e vai largar em 13º. Perderia 5 posições também, mas com as punições de Buemi e Alonso ele acabou ganhando mais 2.
Alheio à tudo isso, Vettel fez um ótimo treino e largará na pole, mostrando que o carro da Red Bull realmente é o favorito para a prova de amanhã. Webber não treinou por que a equipe achou uma rachadura no chassi e assim largará em último.
Trulli também foi bem e sairá em 2º, seguido por Hamilton.

GRID DE LARGADA PARA O GP DO JAPÃO- 15ª ETAPA

1 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min32s160
2 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min32s220
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min32s395
4 - Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min32s945
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min32s980
6 - Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min31s482
7 - Robert Kubica (POL/BMW) - 1min32s341
8 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min32s466
*9 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn) - 1min32s660
*10 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - sem tempo
11 - Jenson Button (ING/Brawn) - 1min32s962
*12 - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min31s704
13 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - sem tempo
**14 - Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - sem tempo
***15 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min31s718
16 - Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min32s073
17 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min31s638
*18 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min32s087
**19 - Timo Glock (ALE/Toyota) - sem tempo
****20 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - sem tempo

* Punidos com a perda de cinco posições por não terem reduzido velocidade durante bandeira amarela no Q2
** Punidos com a perda de cinco posições por terem trocado o câmbio
*** Punido por ter voltado aos boxes com o carro avariado
**** Optou por largar dos boxes

OS PESOS (DO MAIS LEVE AO MAIS PESADO):

Adrian Sutil - Force India- 650,0
Jarno Trulli – Toyota - 655,5
Lewis Hamilton – McLaren - 656,0
Sebastian Vettel - Red Bull - 658,5
Jenson Button – Brawn - 658,5
Nick Heidfeld - BMW- 660,0
Rubens Barrichello – Brawn - 660,5
Kimi Räikkönen - Ferrari - 661,0
Giancarlo Fisichella – Ferrari - 661,5
Sebastien Buemi - Toro Rosso - 665,4
Heikki Kövalainen - McLaren - 675,0
Vitantonio Liuzzi - Force India - 682,5
Jaime Alguersuari - Toro Rosso - 682,5
Nico Rosberg – Williams - 684,5Robert
Kubica – BMW - 686,0
Fernando Alonso – Renault - 689,5
Romain Grosjean - Renault - 691,8
Kazuki Nakajima – Williams - 695,7
Timo Glock - Toyota - peso não declarado
Mark Webber - Red Bull - peso não declarado

As desventuras de Otto Stuppacher

Otto Stuppacher e Karl Opptizhauser durante o final de semana do GP da Áustria de 1976, onde o primeiro não conseguiu a permissão para correr - recorrendo a um abaixo assinado com os demais pilotos para conseguir a permissão, mas não obteve sucesso. Karl ainda treinou com o March, mas não qualificou-se.
Otto ainda tentou classificar para as outras corridas restantes, mas a sua enorme lentidão não lhe deu tal chance chegando ficar mais de 27 segundos de atraso em relação ao tempo da pole de Hunt em Watkins - que até hoje é um recorde de diferença entre o pole e o último.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Grandes Atuações: Damon Hill, Suzuka 1994

Tinha sido uma temporada traumática e polêmica. As mortes de Ratzenberger e Senna, os vários acidentes graves que quase mataram outros pilotos, a suspeita sobre o desempenho dos carros da Benetton- em especial o de Schumacher- e a suspensão de Schumi foram os acontecimentos da temporada de 1994 uma das mais complicadas da história e que ainda estavam muito vivas na memória quando foi realizado o GP do Japão, 15ª e penúltima etapa daquele mundial.
Damon Hill tinha sido alçado à primeiro piloto da Williams após os acontecimentos do 1º de maio. Lutou com um carro que tinha nascido problemático, mas com o decorrer das provas todas as complicações haviam sido sanadas e agora o carro era o melhor do campeonato. Do outro lado Schumacher com sua Benetton dopada de recursos eletrônicos, já deviam ter matado o mundial mas eles trapacearam em algumas provas e o alemão foi punido com duas provas de suspensão, Itália e Portugal, que ainda era decorrente por desrespeitar a bandeira preta no GP da Inglaterra. Damon venceu em Monza e Estoril e diminuiu a diferença para 1 ponto apenas. Na prova da Europa, disputada em Jerez de La Frontera, Schumi retornou e venceu a corrida subindo a diferença para 5 pontos para Hill que tinha chegado em segundo. No Japão Damon tinha, praticamente, sua última chance de manter claras suas chances de título e isso ele se apegou.
A pista de Suzuka, com sua sessão de curvas rápidas, médias e baixa velocidade, sempre fascinou os pilotos que a colocavam ao lado de Spa como o traçado mais desafiador do campeonato. E isso deveria ser favorável à Williams-Renault de Hill, mas Schumacher fez e a diferença e marcou sua sexta pole na temporada com o tempo de 1'37''209.
O domingo estava chuvoso. Mas no ínicio da prova diminuíra e assim foi dada a largada, com Schumi a sair melhor que do que Hill. Na terceira volta Katayma, Inoue e Herbert batem na reta dos boxes o que força a entrada do safety-car. Este ficou até a 11ª volta quando foi dada a relargada. Schumacher abriu uma boa vantagem para Hill que na 13ª volta já estava em 6.853 segundos, mas o inglês ainda se mantinha forte na corrida.
Na 15ª volta Morbidelli e Brundle se acidentam violentamente e nisso um bandeirinha quebra a perna. A visibilidade estava péssima, quase zero, quando aconteceram os acidentes. A prova fora interrompida no ato.
Após duas voltas atrás do safety, a largada foi dada mas os tempos se mantinham sendo agregados durante a corrida numa espécie de 2ª bateria. Assim, mesmo com Schumi a liderar e Hill à segui-lo de muito perto, a diferença ainda era de 6,8 segundos. Mansell e Alesi começavam uma disputa interessante pela quarta posição, mas o leão estava 4.54 segundos do francês, apesar de estarem próximos. Schumi para nos boxes na volta 18 e volta em terceiro, 14.973 segundos atrás de Hill, que pararia na 24ª volta (de um total de 50) e sairia ainda na frente do alemão da Benetton. Para Michael, que teria que fazer outra parada, tinha que descontar toda essa diferença, ultrapassar Hill e abrir uma boa vantagem para entrar nos boxes e tentar voltar a frente do inglês, que pela sua parada de 9.2 segundos na volta 24 e não reabasteceria mais.
Schumi descontou a vantagem, mas não ultrapassou Hill. Na 40ª volta, ele fez sua segunda parada e com o tempo de 7.0 segundos e saiu do pit, ainda em segundo, com um atraso de 14.599 segundos para Hill que foi descontado volta a volta. Damon Hil, reconhecidamente um péssimo piloto em pista molhada, tinha sobrevivido à todas as complicações daquela prova e não entregaria a vitória tão facilmente. Mas sua Williams tinha problemas nos pneus e assim o carro começava a sair de frente, o que em um circuito com pista molhada como o de Suzuka era um terror. Mas Schumacher, mesmo andando nos limites, tinha vários retardatários para ultrapassar, tanto que Eric Comas deu uma ajudinha a Hill ao atrapalhar Schumi. Assim Damon, com todos os problemas, venceu a corrida com 3.3 segundos de vantagem para Michael.
A diferença tinha caído para 1 ponto e a decisão fora para a Austrália onde aconteceu a famosa batida de Schumi contra Hill que decidiu o mundial a favor do alemão. Mas antes de tudo o inglês tinha mostrado o seu valor ao vencer de modo fantástico o terrível GP em Suzuka. Foi um dos melhores desempenhos da década de 90.

E a chuva atrapalhou tudo

Nos treinos realizados nesta sexta feira em Suzuka, o que se aproveitou mesmo foi a sessão da manhã que teve como mais rápido Kovalainen da Mclaren. No segundo treino a chuva atrapalhou todos, e Sutil foi o mais rápido da sessão com 1'47''261. Mas nos tempos agregados o finlandês do time Woking ficou com o melhor tempo de 1'40''356. Barrichello só treinou na parte da manhã marcando o nono tempo e Button, que também andou só no primeiro treino, ficou em 18º. Os tempos agregados:
1. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min40s356
2. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min40s648
3. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min40s806
4. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min40s985
5. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min41s421
6. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min41s443
7. Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min41s532
8. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min41s577
9. Rubens Barrichello (BRA/Brawn) - 1min41s821
10. Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min42s188
11. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min42s332
12. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min42s475
13. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min42s657
14. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min42s667
15. Robert Kubica (POL/BMW) - 1min42s833
16. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min42s977
17. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min43s218
18. Jenson Button (ING/Brawn) - 1min43s318
19. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) - 1min43s407
20. Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min43s572

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Agora sim!




Depois de uma novela quase interminável se ia ou não, Alonso e Ferrari confirmaram o contrato que vai durar pelas três próximas temporadas e que põe fim à essa novela que durava já desde o ano passado.
O anúncio foi feito hoje no site oficial da equipe italiana que destacou que Alonso é o segundo espanhol a correr pela Scuderia na história do mundial. O espanhol será companheiro de Massa na próxima temporada e talvez, se Montezemolo conseguir a autorização para colocar um terceiro carro na pista, Fisichella também fará parte. Mas de principio o italiano já é piloto de testes para o ano de 2010.
Stefano Domenicali, chefe da equipe, exaltou a contratação do espanhol: "Estamos orgulhosos de receber no nosso time outro piloto vencedor, que demonstrou seu incrível talento ao conquistar dois títulos mundiais até hoje", disse o dirigente. Ele também agradeceu as três temporadas de Raikkonen na Ferrari: "Queremos agradecer Kimi por tudo que ele fez durante o seu período na Ferrari: no seu primeiro ano, foi campeão, contribuindo com a história da equipe, além de ter um papel vital nos títulos de Construtores de 2007 e 2008. E, mesmo em uma temporada difícil como a atual, demonstrou seu grande talento com ótimos resultados, como a grande vitória em Spa. Temos certeza de que vamos dividir novos ótimos momentos nas três últimas provas do ano."
O outro piloto espanhol que correu na Ferrari foi Alfonso Antonio Vicente Eduardo Ángel Blas Francisco de Borja Cabeza de Vaca y Leighton (UFA!!!!) ou simplesmente Alfonso de Portago, que correu nos anos de 1956 e 1957. A sua melhor posição de chegada numa corrida de F1 foi o segundo lugar no GP da Inglaterra de 1956 pilotando uma Lancia-Ferrari (a Ferrari comprou os carros da Lancia no final de 55 já que a equipe estava de saída da F1) em dupla com Peter Collins. De Portago viria morrer num acidente durante as Mille Miglia de 1957 quando sua Ferrari estourou um pneu e invadiu a multidão que estava na beirada da pista.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Análise dos 8 primeiros- GP de Cingapura


LEWIS HAMILTON-Marcou uma pole com muito mais gasolina que os outros 4 que estavam logo atrás dele. A sua vitória pareceu fácil quando terminou a corrida, mas realmente acabou tendo uma ajudinha de seus amigos Rosberg e Vettel para que ficasse tranquila sua prova. Não tem nada a perder e como ele já havia dito antes, está indo pra cima dos demais sem tomar conhecimento.

TIMO GLOCK- Quando o carro não oscila tanto ele consegue bons resultados. Tinha um grande ritmo de prova, mas não o suficiente para incomodar Vettel e nem Hamilton. Dai seu compatriota deu uma mancada e ele aproveitou para ganhar a segunda posição. Com um carro melhor pode dar bastante trabalho.






FERNANDO ALONSO- O carro é péssimo, mas mesmo assim ele consegue fazer milagres. E assim vai sendo suas últimas provas pela Renault. Sentiu o gostinho de liderar uma prova, pelo menos por 4 voltas, mas lutou muito e foi agraciado, na base da sorte, por um lugar no pódio. Pelo menos força de vontade e garra não faltam ao espanhol.





SEBASTIAN VETTEL- Se tinha um cara que poderia ter saído vencedor neste domingo, além de Hamilton, era ele. Tinha uma diferença de 0.7 segundos quando foi para o box fazer sua segunda parada, dai acabou andando rápido demais no pit lane e tomou uma punição que o jogou para 7º. Saiu caro e isso custou, de vez, sua chances de tentar o título.





JENSON BUTTON- Parecia que a vaca tinha ido pro brejo ao ter que sair da 11ª posição, mas acabou tendo um desempenho quase igual ao de Barrichello, mesmo tendo 30Kg de combustivel à mais que o brasileiro. O Safety também ajudou e isso mudou as coisas. Saiu com um ponto a mais que Barrichello e pode liquidar o título já em Suzuka.





RUBENS BARRICHELLO- Talvez tivesse sorte melhor, mas acabou se dando mal com a entrada do Safety após sua primeira parada, o que acabou com sua diferença, que antes da parada estava na casa de 7 segundos para Button e depois do seu pit cairia para, talvez, uns 5 segundos. No seu segundo pit o motor morreu e ele perdeu tempo que saiu caro mais tarde com perda de posição para seu rival. Com quinze pontos de desvatagem agora terá que incorporar o desempenho de Kimi em 2007 para descontar esse atraso.


HEIKKI KOVALAINEN- Outra corrida normal do finlandês. Passou a prova toda no pelotão intermediário lutando contra as Brawns, a Red Bull de Webber e a BMW de Kubica. Com essas atuações sua cabeça já está prêmio na equipe, apesar dos esforços do pai de Hamilton para tentar deixá-lo lá, afinal ele é inofensivo ao filhinho.




ROBERT KUBICA- Continua vendendo seu peixe. O carro teve uma leve melhora o que possibilita ele e Heidfeld marcarem pontos, coisa inimaginável até pouco tempo atrás. Não tem emprego para o próximo ano, mas acho que a equipe continua com o nome Sauber e dai ele pode continuar por lá mesmo.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...