quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Foto 421: 76 anos depois

O alemão Rudolf Caracciola e o inglês Richard "Dick" Seaman, dois dos melhores pilotos da década de 30 e que fizeram parte da esquadra da Mercedes na segunda parte daquela década.
Caracciola foi o último piloto alemão a conquistar o título pela Mercedes em 1938 (vencera também em 1935 e 1937) na era dos "Grand Prix" - que mais tarde tornaria-se na Fórmula-1. Seaman, apesar de não ser tão talentoso quanto Rudolf, era um dos bons pilotos daquela época e a sua melhor colocação no campeonato de pilotos foi o quarto lugar em 1938.
Passados 76 anos, os papéis inverteram-se e agora o melhor do time é um inglês. Resta saber quem levará a melhor na batalha que começará amanhã em Yas Marina.

Foto 420: Mastroianni

E nem mesmo o grande ator italiano Marcello Mastroianni, falecido em 1996 após um cancêr no pâncreas, resistiu aos encantos do automobilismo.
Na foto ele se prepara para assumir o comando de um Stanguellini-Fiat da Fórmula Júnior na pista de Monza, em 1960.

Foto 419: Alonso sai e Vettel chega

E após cinco temporadas infrutíferas na Ferrari, numa parceria que parecia ser de grande valia para ambas as partes, foi oficialmente anunciado a saída Fernando Alonso pela Rossa. E claramente, para o seu lugar, foi confirmada a chegada de Sebastian Vettel que pilotará os carros vermelhos pelas próximas três temporadas.
Assim chega ao fim uma era de certa forma interessante para a categoria, onde seus dois melhores pilotos precisavam de um novo ânimo para dar continuidade as suas carreiras.
O de Vettel já está acertado. Agora falta o de Alonso.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Foto 418: Old Imola

A imagem da curva Rivazza no anos 60, umas das últimas do circuito de Imola. Lembrando que a pista era extremamente veloz, sem adição de chicanes ou seções sinuosas. Era pé cravado quase que por toda volta.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Foto 417: Despedida?

(Foto: Eric Gilbert)
Estaria Tom Kristensen próximo de uma aposentadoria? Ao menos é o que indica a imprensa dinamarquesa, que divulgou hoje que o eneacampeão das 24 Horas de Le Mans vai fazer uma conferência de imprensa amanhã em Copenhague. E junto dele estará o Dr. Wolfagang Ulrich, que é o chefe de competições da Audi.
Depois das duas aposentadorias de Michael Schumacher (2006 e 2012), é bem provável que vejamos a despedida de mais um dos grandes do automobilismo no autódromo paulistano, no próximo dia 30.

Foto 416: Às escondidas

Nissan R399 de 1999
Bem provável que a esta hora o novo GT-R LM Nismo LMP1 da Nissan tenha ido para a pista de testes da fábrica no Arizona, onde fica, também, o Centro Técnico da montadora.
Segundo informações serão dois dias de testes, mas informações sobre essas práticas não sairão para a imprensa antes do fim do ano. Ou seja, a possível apresentação do carro em testes na pista de Sebring para o início de dezembro, devem ter ido para o limbo.
Se estavam ansiosos por notícias, fotos ou vídeos, terão que esperar mais um pouco. Ou rezar para que alguma alma bondosa tenha conseguido pegar algumas imagens.

sábado, 15 de novembro de 2014

WEC: A noite dos campeões

Sabia-se que era bem provável que o título de pilotos para a Toyota fosse definido hoje em Sakhir, principalmente por causa das combinações que poderiam atrasar esta conquista, face ao desempenho desolador que tem assolado a Audi nas últimas corridas e da melhora significativa da Porsche desde o recesso após Le Mans. Para este adiamento, o Audi #2 teria que vencer e o Toyota #8 chegar abaixo dos quarto lugar e por isso que podemos dizer dessa impossibilidade - a não ser que fosse instalada uma prova caótica, tal condição que tem mostrado o quanto que a Audi é competente frente às suas adversárias.  Porém a má jornada de Anthony Davidson e Sebastien Buemi em Sakhir, onde acabaram perdendo dezoito voltas devido a problemas no alternador quando eram líderes, os jogaram para o meio do pelotão e a recuperação até a 11ª posição no geral (8ª na LMP1) que lhe garantiram o título de pilotos.
A verdade é que os problemas enfrentados pelo número oito já na segunda hora, deixou o #7 na liderança da prova e apenas algumas investidas dos dois Porsches 919 Hybrid é que deram alguma cor a estas 6 Horas do Bahrein. Talvez com um pouco mais de velocidade ou até mesmo umas bandeiras amarelas a mais, pudessem dar à Porsche a sua tão sonhada vitória neste ano de retorno ao Mundial de Endurance, mas a eficiência do trio Alexander Wurz/ Stéphane Sarrazin/ Mike Conway mostrou o quanto que o TS040 é bom e se não fosse os percalços em provas passadas, a equipe japonesa teria vencido todas as corridas até aqui sem dar nenhuma esperança as concorrente. Mas por outro lado, foi importante ver a forma da Porsche nesta prova, mostrando que aos poucos que os problemas mecânicos e a o seu ritmo tem melhorado gradualmente. E esta é a terceira vez que a fábrica de Weissach passa perto de conquistar uma vitória.,
Para a Audi, que enfrentara uma série de problemas no chassi de seus dois carros, em especial o #1, até que a corrida foi um alento para eles. Conseguiram colocar o #2 de André Lotterer/ Bernard Tréluyer/ Marcel Fassler na terceira colocação (conseguindo em duas ocasiões até a melhor volta da prova) e o #1 na quarta posição. Para a equipe resta agora a decisão do Mundial de Marcas - o que realmente importa para as fábricas. Mas as chances são remotas, uma vez que a Toyota marca 259 pontos, contra 219 da Audi.
Mas esta acabou por ser um título mais que merecido para a Toyota, uma vez que a sua temporada de retorno tinha sido muito frutífera com boas vitórias frente à Audi naquela ocasião. Mas em 2013, mesmo tendo um consumo menor de combustível que a rival alemã, acabou vendo a Audi dominá-la bem nas etapas daquela temporada. A mudança de regulamento e uma preparação que foi feita na surdina, enquanto que Porsche e Audi mostravam seus trabalhos ao mundo, deram à eles um carro extremamente rápido e confiável para este 2014 e que entregue ao ritmo cadenciado de Anthony Davidson e a velocidade pura e endiabrada de Sebastien Buemi - a quem sempre tratei como uma "vaca louca" na condução - casaram perfeitamente com o TS040.
Agora falta o titulo entre as marcas. E isso não será tão difícil assim. 

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...