quinta-feira, 8 de junho de 2023

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Pole histórica para a Ferrari

 

Exatos 50 anos, uma Ferrari na pole em Le Mans 
(Foto: Endurance Info)


Não havia muita dúvida sobre quem seria o pole na Hypercar, levando-se em conta o que foi visto nas etapas passadas e também nos treinos livres.

A Ferrari, através do #50 com Antonio Fuoco no comando, esteve na ponta da tabela desde o início da sessão e assim foi baixando sua marca até cravar o ótimo tempo de 3'22"982 contra 3'23"755 do #51 que foi conduzido por Alessandro Pierguidi. Foi um desempenho sólido dos dois carros italianos.

A Toyota não teve grandes chances desta vez, perdendo pole pela primeira vez em anos. Apesar do #7 ter estado próximo durante quase toda sessão, ele foi rebaixado para quinto quando o gêmeo #8 subiu para terceiro com Brendon Hartley e logo depois viu o Porsche #4 conduzido por Felipe Nasr fazer um grande trabalho e colocar Porsche Penske Motorsport num ótimo quarto lugar.

Essa sessão ainda foi interrompida pelo princípio de incêndio que teve o Cadillac #3 que era pilotado por Sebastién Bourdais, quando este estava na primeira chicane da Hunaudieres. O fogo foi logo controlado.

Foi uma qualificação que viu a história acontecer, já que a Ferrari crava uma pole exatos 50 anos após a sua derradeira que foi em 1973, ano que eles disputaram pela última vez as 24 Horas de Le Mans. Na ocasião Arturo Merzario, em parceria com José Carlos Pace, levou o 312PB à pole.

Na LMP2 era de se esperar uma grande disputa e foi o que vimos, apesar do #48 da Idec Sport, pilotado por Paul Loup Chatin, ter determinado o ritmo desde o início. Ele fez o tempo de 3'32"923 e ficou um décimo à frente do #28 da JOTA Sport que até os treinos era o carro a ser batido. Pietro Fittipaldi fez uma ótima volta nos minutos finais, saindo de quinto e indo para segundo. A terceira posição ficou para o #41 do Team WRT que teve Louis Delétraz ao volante.

Talvez a classe que tenha dado uma boa surpresa foi a LMGTE AM, pois até o terceiro treino livre não havia indícios de que a Corvette poderia lutar pela pole. Mas Ben Keating, no comando do #33, abriu a caixa de ferramentas e tratou de cravar uma bela pole com o tempo de 3'52"376, sendo 1,5 segundos melhor que o Aston Martin #25 de Ahmad Al Harthy. A AF Corse, que parecia forte candidata a pole, ficou em terceiro com o #54 pilotado por Thomas Flohr.

Mais tarde acontecerá o quarto e último treino livre em Le Mans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...