sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Foto 276: Montreal, 1978

Alan Jones, Jody Scheckter e Gilles Villeneuve durante o GP do Canadá de 1978, que acontecia pela primeira vez na pista de Montreal.
O interessante neste instantâneo é que aparecem os campeões de vice das duas temporadas seguintes: Scheckter e Villeneuve - campeão e vice de 1979 - e Jones, campeão de 1980.
Isso sem contar nos inúmeros duelos que Alan e Gilles travaram durante algumas temporadas e que foram, sem dúvida, grandes momentos daqueles tempos.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Foto 275: A FIA f... a F1

Me lembro das palavras de Gordon Murray ainda em 1999 quando lhe perguntaram algo sobre os carros da F1 daquela época. A resposta foi direta e ele recorreu a um dos maiores gênios da sua época: "Colin Chapman estaria de saco cheio dessa atual Fórmula-1, onde os carros já vem pré-fabricados pela FIA!".
Passados 14 anos dessa declaração ela continua tão atual do que naquela época onde, ao menos, os carros eram mais atraentes esteticamente. Com o croqui divulgado pela Autosport ontem, os F1 de 2014 poderão adotar um bico baixo que mais se assemelha ao "Macaco-Narigudo" que vive na Indonésia ou a um "pênis', como a maioria tirou o sarro na última terça-feira. E não é pra menos...
Fico impressionado com as cabeças pensantes da FIA quando colocam esse tipo de ideia em prática e o mais triste de tudo é que são pagos - creio eu - para tal coisa. Imagino também a cabeça dos projetistas que ao verem isso devem soltar "terei que desenhar esta merda mesmo?". É triste, mas é a realidade.
O problema é que a FIA controlando ao máximo as construções dos carros, proibindo todo e qualquer tipo de inovações que cada equipe poderia colocar em prática a todo ano e que a tornaria muito mais interessante ao menos no campo técnico, ela vai matando o conceito "Do it yourself" que vem desde meados do século 19 e que fez da Fórmula-1 a grande vanguarda da tecnologia em outros tempos. Sem contar que todo esse movimento de segurar as ideias dos projetistas me levam a crer que eles ainda trabalham naquele pensamento do ex-presidente da FIA - Max Mosley - em transformar a categoria em "monomarca" e quem sabe, num futuro próximo, colocar unidades de motor iguais para todos como foi pensado pelo mesmo. Pobre F1...
Além dessa declaração de Murray, ainda coloco uma frase de um amigo meu durante o GP do Brasil de 2004 quando trabalhamos na Curva do Café quando disse que "enquanto a Fórmula-1 for gerida pelos velhotes, eles irão foder a categoria aos poucos...". Passados nove anos dessa conversa, meu caro Wagner, eles estão fodendo mesmo e sem dó a categoria. 
Uma pena.

Foto 274: Falcon

(Motorsport Golden Age/ Facebook)
Monte Carlo em outro estágio. O imponente Ford Falcon Sprint #49 de B Ljungfeldt / F Sager contornando a Mirabeau durante o 33º Rally de Monte Carlo, disputado em 1964.
Eles terminaram em segundo, com a vitória ficando para a dupla formada por Paddy Hopkirk / Henry Liddon que pilotaram um Mini Cooper S.


Foto 273: Stratos

(Foto: Motorsport Photography/ Facebook)
A máquina que revolucionou o Rally nos anos 70 também teve o seu sucesso além das pistas de cascalho e neve.
Gerard Larousse e Amilcare Balestrieri conduziram o Lancia Stratos HF #1 a vitória na edição de 1974 da Targa Florio, no mesmo ano que o carro projetado pelo Grupo Bertone venceu o campeonato de Rally com Sandro Munari - que viria a repetir o feito em 75 e 76.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Foto 272: Espelho

Niki Lauda e sua Ferrari 312T durante o GP da Grã-Bretanha de 1975, onde o dilúvio limou metade do pelotão. Niki largou em terceiro e fechou a corrida em oitavo.
Essa foi a prova que marcou a última vitória de Emerson Fittipaldi na F1 e também da sua genialidade em "ler" a corrida em meio ao caos que foi aquele dia em Silverstone.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Foto 271: Safari

Considerado como o rali mais difícil do mundo, o Rally Safari - que fez parte do calendário do WRC entre os anos de 1973/2002 - tinha os seus percalços.
Na foto que encabeça este post, era bem possível que o piloto e navegador encontrassem uma girafa atravessando o caminho dos carros. A foto é da edição de 1984.

sábado, 9 de novembro de 2013

Foto 270: Fast Freddie

Freddie Spencer ou "Fast Freddie", como ficou conhecido nos anos 80. Freddie venceu os campeonatos da 500cc em 1983 e em 1985 sendo que neste último ele adicionou o campeonato da 250cc ao bi da categoria principal. Até hoje é o único a ter vencido as duas categorias no mesmo ano.
Freddie também detém o recorde de ter sido o piloto mais novo a conquistar um título nas 500cc, quando venceu o campeonato de 1983 com 21 anos.
Marc Marquez pode batê-lo amanhã, quando decidirá contra Jorge Lorenzo o título da Moto GP em Valência.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...