quinta-feira, 13 de junho de 2019

87ª 24 Horas de Le Mans: Toyota amplia vantagem

O segundo treino classificatório em Sarthe serviu para que a Toyota aumentasse o seu ritmo com seus dois carros baixando os tempos: o #7 mantém a pole provisória, mas agora com a marca de 3'15''497 e o #8, que esteve em ritmo bem discreto ontem, subiu para segundo com o tempo de 3'15''980. O #11 da SMP melhorou sua marca ao fazer 3'16''953 e subir para terceiro. O Rebellion #1 que teve seus tempos anulados por causa de um erro de leitura do fluxo de combustivel, está em quarto com 3'17''313. O outro Rebellion sofreu problemas ainda no inicio do treino.
Na LMP2 a liderança ainda pertence ao #31 da Dragonspeed com a melhora de tempo (3'26''490 contra '26''804 de ontem). A segunda posição é do #38 da Jackie Chan com 3'26''821, desbancando o #36 da Signatech Alpine que ocupava a segunda posição no treino de ontem. Porém, a equipe francesa não melhorou sua marca ao se manter nos mesmos 3'26''935.
Na LMGTE-PRO a liderança ainda estava sob o comando do Ford GT #67, mas no minutos finais acabou sendo relegado para terceiro com as melhoras do Porsche #92 e do Corvette #63 que passaram a ocupar as duas primeiras posições.
Na LMGTE-AM a Porsche continua bem, apesar de os dois primeiros - #88 e #56 - não terem feito melhoras nos seus tempos. A terceira posição que estava com o Aston Martin #98, acabou sendo eclipsado pelo Ferrari #54 da Spirit Of Race, que marcou o tempo de 3'53''348.
O terceiro e derradeiro classificatório acontecerá à partir das 17:00 horas (horário de Brasilia).




quarta-feira, 12 de junho de 2019

87ª 24 Horas de Le Mans: Pole provisória para a Toyota


A primeira classificação para as 24 Horas de Le Mans deste 2019 teve o seu término agora pouco e a liderança é do Toyota #7, com a marca de 3’17’’161 cravado ainda no inicio do treino quando até mesmo o #17 da SMP chegou liderar a sessão. O grande susto teve ainda o Toyota #7 como um dos protagonistas, quando acabou acertando a frente do #31 da Dragonspeed na derradeira chicane antes da reta principal. Os danos foram apenas materiais. O Rebellion #03 ficou em terceiro e o Toyota #8 teve apenas um desempenho discreto ao finalizar em quarto.
Na LMP2 o #31 da Dragonspeed dominou a sessão com o tempo de 3’26’’804, um décimo melhor que o #36 da Signatech que fechou em segundo. O #22 da United Autosports ficou em terceiro. Apenas estes três é que ficaram no mesmo segundo.
Na LMGTE-PRO a Aston Martin com o seu #97 vinha em boa forma ao anotar por uma parte do treino a liderança com a marca de 3’50’’037, mas no fim acabou por superado por Ford e Porsche. O carro americano de #67 anotou a pole provisória com o tempo de 3’49’’530, superando por 28 centésimos a marca do Porsche #93. O Aston Martin #97 fechou em terceiro. Os seis primeiros desta classe se encontram no mesmo segundo.
Na LMGTE-AM a Porsche fez a festa ao dominar as três primeiras posições. O #88 da Dempsey-Proton Racing fez o melhor tempo em 3’52’’454 enquanto o outro Porsche da equipe, o #77, fechou em terceiro. O Porsche que fechou em segundo foi o #56 da Team Project 1.
Os treinos serão retomados amanhã, com as outras duas qualificações finais.




87ª 24 Horas de Le Mans: Toyota lidera o primeiro treino livre

As atividades de pista em Sarthe enfim começaram, e como era de esperar a Toyota tomou as rédeas das ações no mitico circuito francês. Porém, não foi um dominio amplo: a Rebellion com o seu carro #3 esteve por um bom período na liderança da LMP1 com a marca de 3'19''960 feito por Gustavo Menezes e a boa performance da equipe suiça foi confirmada com a terceira colocação do #1 por um tempo também. No final do treino é que as coisas mudaram: a SMP com seu #11, pilotado por Stoffel Vandoorne, chegou a tomar a liderança por alguns minutos, mas foi logo rebaixado para segundo quando Kamui Kobayashi voltou a colocar o #7 da Toyota na liderança com o tempo de 3'18''091, quase dois segundos melhor que a marca da SMP. O outro Toyota #8, que também esteve na liderança da classe por algum tempo, fechou em quarto.
Na LMP2 teve algumas movimentações na liderança da classe, mas o melhor tempo ficou para o #48 da IDEC Sports com a marca de 3'28''363. Fechou os três primeiros o #31 da Dragonspeed e o #26 da G-Drive.
Na LMGTE-PRO a Porsche colocou dois de seus quatro carros nas primeiras colocações: o #92 chegou a marca de 3'52''149, três décimos melhor que o outro Porsche #94. A terceira posição ficou para a Ferrari #71 da AF Corse.
Na LMGTE-AM  o Porsche #77 da Dempsey-Proton Racing fez o melhor tempo em 3'55''304, seguido pelo Ferrari #54 da Spirit Of Race e pelo Aston Martin #98 da Aston Martin Racing.
O treino foi marcado pelo forte acidente do Porsche #99 da Dempsey-Proton Racing, quando Tracy Krohn acabou batendo na reta Hunadières no trecho que fica entre as duas chicanes. O piloto estava consciente e foi levado para o hospital para exames adicionais.
A primeira qualificação terá inicio às 17:00 (horário de Brasilia).




terça-feira, 28 de maio de 2019

GP de Mônaco 2019 - Resultados


Resultados – Grande Prêmio de Mônaco – Circuito de Monte Carlo – Dias 23, 25 e 26 de Junho – 6ª Etapa – Treinos Livres/ Classificação/ Resultado Final


1º Treino Livre

Clima: 18 ° C Nublado e Seco
Asfalto: 25 ° C Seco 
Umidade seca :60.5% 
Vento: 1.0 m // s 
Pressão: 1005 bar

Pos
Não
Motorista
Equipe
Tempo da volta
1º intervalo
Voltas
Pneus
1
44
Lewis hamilton
Mercedes
1: 12,106

47
Suave
2
33
Max Verstappen
Red Bull
1: 12.165
+ 0,059s
35
Suave
3
77
Valtteri Bottas
Mercedes
1: 12.178
+ 0,072 s
43
Suave
4
16
Charles Leclerc
Ferrari
1: 12,467
+ 0,361s
25
Suave
5
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1: 12.823
+ 0,717s
36
Suave
6
10
Pierre Gasly
Red Bull
1: 13.170
+ 1,064s
41
Suave
7
27
Nico Hülkenberg
Renault
1: 13,227
+ 1,121
45
Suave
8
20
Kevin Magnussen
Haas
1: 13.232
+ 1,126s
24
Suave
9
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
1: 13.363
+ 1,257s
39
Suave
10
8
Romain Grosjean
Haas
1: 13,379
+ 1,273s
23
Suave
11
3
Daniel Ricciardo
Renault
1: 13.413
+ 1,307s
41
Suave
12
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
1: 13,437
+ 1,331
39
Suave
13
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1: 13.731
+ 1,625s
40
Suave
14
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1: 13.827
+ 1,721s
45
Suave
15
4
Lando Norris
McLaren
1: 14.278
+ 2.172s
39
Suave
16
11
Sergio Pérez
Racing Point
1: 14,566
+ 2.460s
40
Suave
17
63
George Russell
Williams
1: 15,115
+ 3,009s
40
Suave
18
88
Robert Kubica
Williams
1: 15,514
+ 3,408s
24
Suave
19
18
Lance Stroll
Racing Point
1: 16.135
+ 4.029s
37
Suave
20
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
2: 00,670
+ 48,564s
4
Suave


2º Treino Livre
Clima: 19.9 ° C nublado e seco 
Asfalto:31.1 ° C 
Umidade seca :70.6% 
Vento: 0.9 m // s 
Pressão: 1016 bar

Pos
Não
Motorista
Equipe
Tempo da volta
1º intervalo
Voltas
Pneus
1
44
Lewis hamilton
Mercedes
1: 11.118

41
Suave
2
77
Valtteri Bottas
Mercedes
1: 11.199
+ 0,081s
48
Suave
3
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1: 11.881
+ 0,763s
42
Suave
4
10
Pierre Gasly
Red Bull
1: 11.938
+ 0,820s
39
Suave
5
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1: 12.031
+ 0,913s
51
Suave
6
33
Max Verstappen
Red Bull
1: 12.052
+ 0,934s
17
Suave
7
20
Kevin Magnussen
Haas
1: 12.174
+ 1,056s
54
Suave
8
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
1: 12.239
+ 1,121
51
Suave
9
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
1: 12.342
+ 1,224 s
51
Suave
10
16
Charles Leclerc
Ferrari
1: 12.350
+ 1,232s
42
Suave
11
8
Romain Grosjean
Haas
1: 12.392
+ 1,274s
51
Suave
12
4
Lando Norris
McLaren
1: 12.393
+ 1,275 s
27
Suave
13
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1: 12.419
+ 1,301s
47
Suave
14
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1: 12.577
+ 1,459s
39
Suave
15
11
Sergio Pérez
Racing Point
1: 12.752
+ 1,634s
44
Suave
16
27
Nico Hülkenberg
Renault
1: 12.872
+ 1,754s
49
Suave
17
3
Daniel Ricciardo
Renault
1: 12.888
+ 1.770s
53
Suave
18
18
Lance Stroll
Racing Point
1: 14,558
+ 3,440s
40
Suave
19
63
George Russell
Williams
1: 15.052
+ 3,934s
37
Suave
20
88
Robert Kubica
Williams
1: 15,146
+ 4,028s
45
Suave


3º Treino Livre

Clima: 20,2-21,3 ° C nublado e seco 
Asfalto:33,0-36,1 ° C seco
Umidade seca :69.3% 
Vento: 1.0 m // s 
Pressão: 1014.8 bar

Pos
Não
Motorista
Equipe
Tempo da volta
1º intervalo
Voltas
Pneus
1
16
Charles Leclerc
Ferrari
1: 11,265

25
Suave
2
77
Valtteri Bottas
Mercedes
1: 11.318
+ 0,053s
26
Suave
3
44
Lewis hamilton
Mercedes
1: 11.478
+ 0,213s
26
Suave
4
33
Max Verstappen
Red Bull
1: 11,539
+ 0,274s
23
Suave
5
10
Pierre Gasly
Red Bull
1: 11.738
+ 0,473s
26
Suave
6
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
1: 12.170
+ 0,905s
22
Suave
7
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1: 12.194
+ 0,929s
27
Suave
8
20
Kevin Magnussen
Haas
1: 12.270
+ 1,005s
24
Suave
9
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
1: 12.308
+ 1,043s
26
Suave
10
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1: 12.338
+ 1,073s
31
Suave
11
27
Nico Hülkenberg
Renault
1: 12.489
+ 1,224 s
25
Suave
12
3
Daniel Ricciardo
Renault
1: 12.519
+ 1,254s
25
Suave
13
8
Romain Grosjean
Haas
1: 12.566
+ 1,301s
26
Suave
14
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1: 12.583
+ 1,318s
7
Suave
15
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1: 12.862
+ 1,597s
28
Suave
16
4
Lando Norris
McLaren
1: 12,914
+ 1,649 s
25
Suave
17
11
Sergio Pérez
Racing Point
1: 13.232
+ 1,967s
22
Suave
18
18
Lance Stroll
Racing Point
1: 13.622
+ 2,357s
20
Suave
19
88
Robert Kubica
Williams
1: 14.086
+ 2,821s
26
Suave
20
63
George Russell
Williams
1: 14.305
+ 3,040s
26
Suave


Classificação

Tempo: 21.4 ° C nublado e seco 
Asfalto:45,0-40,5 ° C seco
Umidade seca :62,9% 
Vento: 1,0 m // s 
Pressão: 1014,6 bar

Pos
Não
Motorista
Equipe
Q1
Q2
Q3
Voltas
1
44
Lewis hamilton
Mercedes
1: 11.542
1: 10.835
1: 10.166
28
2
77
Valtteri Bottas
Mercedes
1: 11.562
1: 10.701
1: 10.252
27
3
33
Max Verstappen
Red Bull
1: 11.597
1: 10.618
1: 10.641
19
4
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1: 11.434
1: 11.227
1: 10.947
27
5
10
Pierre Gasly
Red Bull
1: 11,740
1: 11.457
1: 11.041
24
6
20
Kevin Magnussen
Haas
1: 11.865
1: 11.363
1: 11.109
24
7
3
Daniel Ricciardo
Renault
1: 11.767
1: 11,543
1: 11.218
25
8
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1: 11.602
1: 11.412
1: 11.271
30
9
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1: 11.872
1: 11.608
1: 11.417
30
10
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1: 12.007
1: 11.429

31
11
27
Nico Hülkenberg
Renault
1: 12.097
1: 11.670

20
12
4
Lando Norris
McLaren
1: 11.845
1: 11.724

22
13
8
Romain Grosjean
Haas
1: 11.837
1: 12.027

21
14
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
1: 11.993
1: 12,115

21
15
99
Antonio Giovinazzi
Williams
1: 11.976


22
16
16
Charles Leclerc
Ferrari
1: 12.149


8
17
11
Sergio Pérez
Racing Point
1: 12.233


11
18
18
Lance Stroll
Racing Point
1: 12.846


11
19
63
George Russell
Williams
1: 13.477


13
20
88
Robert Kubica
Williams
1: 13.751


13


Resultado Final

Clima:  22,3-24 ° C ensolarado e seco 
Asfalto:34,5-31,2 ° C 
Umidade seca :53,1% de 
vento:1,2 m / s 
Pressão: 1011,0 bar

POS
Ó
MOTORISTA
EQUIPE
TEMPO
VOLTAS
GRADE
PTS
1
44
 Lewis hamilton
 Mercedes
01: 43: 28.437
78
1
25
2
5
 Sebastian Vettel
 Ferrari
01: 43: 31.039
78
3
18
3
77
 Valtteri Bottas
 Mercedes
01: 43: 31.599
78
2
15
4
33
 Max Verstappen
 Red Bull
01: 43: 33.974
78
3
12
5
10
 Pierre Gasly
 Red Bull
01: 43: 38.383
78
5
11
6
55
 Carlos Sainz Jr.
 McLaren
01: 44: 21.891
78
9
8
7
26
 Daniil Kvyat
 Toro Rosso
01: 44: 23.011
78
8
6
8
23
 Alexander Albon
 Toro Rosso
01: 44: 23.637
78
9
4
9
3
 Daniel Ricciardo
 Renault
01: 44: 29.331
78
7
2
10
8
 Romain Grosjean
 Haas
01: 44: 29,471
78
13
1
11
4
 Lando Norris
 McLaren
01: 44: 35.238
78
12
0
12
20
 Kevin Magnussen
 Haas
01: 43: 35.954
77
6
0
13
11
 Sergio Pérez
 Racing Point
01: 43: 36,895
77
16
0
14
27
 Nico Hülkenberg
 Renault
01: 43: 39.847
77
11
0
15
63
 George Russell
 Williams
01: 43: 54.771
77
18
0
16
18
 Lance Stroll
 Racing Point
01: 44: 06.696
77
17
0
17
7
 Kimi Räikkönen
 Alfa Romeo
01: 44: 17.079
77
14
0
18
88
 Robert Kubica
 Williams
01: 44: 47.505
77
19
0
19
99
 Antonio Giovinazzi
 Alfa Romeo
01: 43: 34.397
76
18
0
RET
16
 Charles Leclerc
 Ferrari
Dano de punção
76
15
0
Volta mais rápida: 1: 14.279 por Pierre Gasly (Red Bull Racing) na volta 72 a 161.730 km / h
Velocidade máxima: 291.9 km / h por Sergio Perez (Racing Point)
Notas:
·         Pierre Gasly marcou mais um ponto para estabelecer a volta mais rápida durante a corrida.
·         Max Verstappen (Red Bull Racing) não. 33 recebeu uma penalidade de 5 segundos por uma liberação insegura após seu pitstop.
·         Romain Grosjean (Haas) recebeu uma penalidade de 5 segundos por cruzar a linha de saída do pit.
·         Lance Stroll (Racing Point) recebeu penalidades de 5 segundos por deixar a pista e ganhar uma vantagem.
·         Kevin Magnussen (Haas) recebeu penas de 5 segundos por deixar a pista e ganhar uma vantagem.



Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...