Após algumas décadas afastada das competições de alto nível, a Jaguar voltou ao cenário automobilístico alinhando o seu protótipo XJR-5 nas provas da IMSA pela equipe Group 44. E este mesmo modelo foi para o grid das 24 Horas de Le Mans de 1984, ainda sob a batuta do Group 44.
Dois carros foram destinados à dois trios: o #40 ficou para Tony Adamowicz / John Watson / Claude Ballot-Léna e o #44 foi conduzido por Bob Tullius / Brian Redman / Doc Bundy. Os dois XJR-5 tinham motores aspirados de 6000cc e foram inscritos na categoria GTP, que ainda contava com a presença de um Porsche 962 e um March-Buick que eram turbocomprimidos.
Na corrida, nenhum dos dois chegou ao final: o #40 saiu na volta 212 após um acidente e o #44 abandonou na 291ª passagem, com problemas de câmbio. A prova foi vencida pelo Porsche 956B da New Man Joest Racing, que foi pilotado pelos mestres Henri Pescarolo e Klaus Ludwig.
Na foto que encabeça este post, o Jaguar XJR-5 #40 ocupando a 19ª posição com o Cougar C02-Ford #13 (Yves Courage / Michel Dubois / John Jellinek) na vigésima posição e logo atrás o Jaguar, o Porsche 956 de Richard Lloyd / René Metge / Nick Mason ocupando a 21ª colocação.
Este foi o início do plano ambicioso da Jaguar em tomar o World Sports Car do domínio absoluto da Porsche, que viria acontecer com os títulos nos anos de 1987, 88 e 91 além das duas vitórias em Le Mans (1988-90).
terça-feira, 26 de março de 2013
Foto 182: Jags
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Foto 1042 - Uma imagem simbólica
Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...
-
- Cadillac #2 em trabalho de box; voltou em nono com Aitken no comando - A linha de frente da LMP2 (#37, #22 e #183) realizando suas paradas...
-
Daqui algumas horas familias e amigos estaram reunidos para mais uma virada de ano. Hora de lembrar das coisas boas ou más que passaram nest...
-
- Toyota #7 roda e retorna na chicane Dunlop. Lopez vinha na casa dos 32 segundos atrás do Ferrari #50 de Nicholas Nielsen, mas viu a difere...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste primer Jaguar XJR5, con la combinación de colores en blanco y tonos de verde, era muy bello. Fue el principio de una gran campaña que los llevó a ganar dos veces en Le Mans.
ResponderExcluirAutos hermosos, otras épocas.
Abrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/