Sem dúvida que o maior sonho de quase todos os
pilotos é correr pela Ferrari e em seguida conquistar a dobradinha vitória em
Monza/ Titulo Mundial. Dessa forma, Charles Leclerc já realizou dois destes
três sonhos com uma atuação brilhante que lhe rendeu uma conquista arrebatadora
no clássico circuito italiano e automaticamente conquistou a fanática torcida
italiana.
Passados mais de 24 horas desta grande conquista e
mesmo estando a milhares de quilômetros, conseguimos imaginar como foi aquela
tarde de 8 de setembro que ainda carregava desde Spa-Francorchamps a carga
emotiva pela perda do jovem Anthoine Hubert – que foi homenageado no pódio da
F2 ao tocar a Marselhesa – e depois pelas voltas que Jody Scheckter deu com a
sua Ferrari 312T4 no circuito italiano em comemoração aos 40 anos do seu título
mundial, conquistado ali mesmo em Monza com direito a vitória e dobradinha com
seu saudoso amigo Gilles Villeneuve que levou a torcida italiana ao delírio no
já distante dia 9 de setembro de 1979. Isso sem contar com a enorme festa que
foi feita durante a semana por conta dos 90 anos de história da Scuderia. Ou
seja: uma conquista da Ferrari naquele território seria apenas o toque final de
uma semana para lá de emotiva.
Mas Charles Leclerc fez ainda mais: encarnou o
espirito combativo da equipe italiana e duelou fortemente com Lewis Hamilton,
sempre respondendo aos ataques do piloto inglês. No mais incisivo deles, quando
Lewis conseguiu o vácuo na saída da Curva Grande e fez a tentativa para a
Chicane Della Roggia, Leclerc fechou bem a passagem deixando para o piloto da
Mercedes a chance de ir para a área de escape para evitar uma rodada ou batida.
O lance fez a torcida vibrar nas arquibancadas. Tal duelo fez lembrar o de
Fernando Alonso e Michael Schumacher em 2005 na pista de Imola, quando o então
emergente e futuro campeão mundial Alonso se defendeu dos ataques ferozes de
Schumacher por um bom número de voltas até vencer aquele GP de San Marino,
dando a ele o reconhecimento de grande piloto. Depois que Hamilton ficou sem
como atacar por conta do desgaste de pneus, foi a vez de Bottas tentar o ataque
que acabou sendo inofensivo devido os erros do piloto finlandês.
A corrida ainda mostrou uma Renault consistente com
seus dois carros, onde Ricciardo e Hulkenberg tiveram uma disputa caseira. Sem
a presença da Red Bull, que sofreu com a falta de potência do motor Honda e
ainda viu Max Verstappen largar de último por causa de troca de motor e, para
piorar, ainda teve uma escapada dele logo após a largada para se livrar de um possível
acidente. Mas ainda assim, saiu com a asa dianteira quebrada. Vettel também
teve seu dia para esquecer, após rodar na Ascari e voltar de forma perigosa que
poderia ter causado um tremendo acidente com Lance Stroll – que acabou
escapando e ficando atravessado na entrada da reta oposta e também voltando
perogosamente, forçando Gasly escapar pela gravilha para não acertá-lo ao meio.
Sebastian despencou de quarto para o fundo do pelotão e ainda tomou um
Stop&Go por conta do incidente, enquanto Stroll foi punido com o Drive
Through.
A conquista de Charles Leclerc não apenas o colocou
no panteão de pilotos que conseguiram vencer em Monza com a Ferrari, como
também pôde dar a equipe italiana uma conquista que não vinha desde 2010. Um
grande dia para a Ferrari, tiffosi e especialmente para Leclerc, de quem as
pessoas esperavam muito e que agora tem visto que o garoto de Mônaco é realmente
um dos grandes talentos dos últimos anos.
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